Na Montanha

3º Curso de Auto-Resgate

CAR2015

 

 

Estão abertas as inscrições para o 3º Curso de Auto-Resgate do CAP!

As inscrições deverão ser feitas diretamente na sede do Clube Alpino Paulista, na Rua Gomes de Carvalho, 823, Vila Olímpia, São Paulo/SP, às quartas-feiras, a partir das 20h30 (procurar Débora), até 15 de maio

No dia 10 de junho será feita a apresentação do curso e a seleção dos interessados por ordem de inscrição.
O curso terá 66 horas/aula, divididas em três aulas teóricas (na sede do CAP) e seis dias práticos (três finais de semana – dois em Pedra Bela/SP e um em Atibaia/SP). O curso não tem caráter profissional, sendo voltado para escaladores/montanhistas (utilizando-se de material limitado e tipicamente esportivo). Mais informações, acesse a página do Curso de Auto-Resgate
É necessário que o interessado esteja guiando vias de 3º de dificuldade (graduação brasileira), uma vez que isso será feito diversas vezes durante o curso.
Dúvidas e informações: cursos@cap.com.br
Grade curricular:
  • Nós específicos,
  • Acesso/fuga (rapel e ascensão),
  • Transferência de peso,
  • Descida de vítimas,
  • Transposição de nós,
  • Técnicas diversas,
  • Içamentos.

 

Curso de Auto Resgate 2014

Curso de Auto-Resgate 2014 Palestra de Apresentação: Comparecimento obrigatório, dia 30 de abril de 2014, as 20.30h no CAP.

Numero mínimo e máximo de alunos: 6-8 (O CAP se reserva o direito de cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos).

Investimento: R$ 550,00 para sócios, à vista ou em duas vezes (ato mais 30 dias) e R$ 750,00 para os demais interessados.
Primeira parcela deverá se paga até o dia 07 de maio.

O que está incluído: aulas teóricas e aulas práticas, cessão de equipamentos durante o curso, material de estudo (apostila e CD), certificado de conclusão do curso (para quem cumprir os requisitos)

O que não está incluído: transporte, alojamento, refeições, equipamento individuais obrigatórios (cadeirinha, capacete, um freio do tipo ATC, mosquetões diversos, fitas e cordins diversos, uma polia fixa simples).

Requisito Mínimo: 1 ano de experiência comprovada em escalada em rocha.

Como se inscrever: Preencher a ficha de inscrição e o termo de responsabilidade e enviar escaneado por email ou pessoalmente na sede do CAP (Requisitar a Ficha pelo email: cursos@cap.com.br)
Para a homologação da inscrição é necessário estar presente na Palestra de Apresentação do CAR (Curso de Auto-Resgate) e efetuar o pagamento da primeira parcela do curso.

Cronograma: 2 aulas em sala e dois finais de semana práticos, perfazendo 45 horas/aula.

Mai, 07 – Aula teórica.
Apresentação do curso, dos instrutores, apresentação do nós (Oito, oito duplo pelo seio, nove, volta do fiel, prusik, marchard, marchard alpino, bachman, belonesi, UIAA, remi, coração, pescador duplo, oito de emenda, oito de emenda, com um seio ou dois; cavalgante, de mula e mariner) e de equipamentos (microbloqueadores, polias, mosquetões, freios e outras ferragens, cordins e fitas).

Mai, 10 – Aula prática em Pedra Grande de Atibaia. Acesso do resgatista Por ascensão Por rapel

Mai, 11 – Aula prática em Pedra Grande de Atibaia. Transferência de pesos e transposição de nós Descenso de vítimas

Mai, 14 – Aula teórica. Apresentação de técnicas. Teoria de sistemas de multiplicação de força. Filosofia de resgate.

Mai, 17 – Aula prática em Pedra Grande de Atibaia. Sistemas de multiplicação de forças Içamento de vítima.

Mai, 18 – Aula prática em Pedra Grande de Atibaia, com avaliação final. Socorro e remoção em solo Recursos logísticos Avaliação

Curso de Auto-Resgate – CAP