Na Montanha

Curso de Escalada e Progressão em Gelo e Neve - CEG

 

Características do curso: expedição auto suficiente, condições climáticas eventualmente extremas e imprevisíveis, deslocamento por trilhas não usuais, locais de difícil acesso, impossibilidade de abastecimento, dificuldade em casos de evacuação, caminhar por terreno instável, foco na liderança e responsabilidade do aluno, etc.

Objetivos do curso: formar montanhistas especialistas em regiões que tenham neve/gelo e em ambientes de montanha/alpino não encontrados no Brasil. Será dada ênfase, além das técnicas de progressão e escalada, na vivência em montanha e no planejamento de expedições. Serão considerados aspectos fundamentais como as características do terreno, condições climáticas, segurança em acampamentos, caminhar com mochilas pesadas, permanecer seco, aquecido, hidratado e alimentado, vestimentas adequadas, localização de trilhas e vias de ascensão, sempre procurando minimizar em todas estas atividades, o impacto ambiental e cultural por onde passamos.

O que se espera dos alunos: – Comportamento: trabalhar em equipe, respeito a todos os integrantes e comprometimento com as decisões do grupo, atitude positiva no sentido de atingir os objetivos; – Visão e ação: demonstrar habilidade de planejar e colocar em prática as atividades passadas durante o curso; – Julgamento e cooperação: demonstrar bom julgamento em suas decisões e cooperação para atingir os objetivos do curso; – Resiliência: ser tolerante e sempre manter uma atitude positiva frente a condições adversas, de incerteza e inesperadas;

Conteúdo do curso: • Técnicas de deslocamento em neve e gelo: uso de crampons em terreno plano e paredes com inclinações diversas, técnica de 10 pontas, técnica de 12 pontas, piolet traction, uso da piqueta, uso do bastão de caminhada, abertura de degraus em paredes;

• Formação e progressão de cordadas: técnicas de deslocamento em cordadas de 2, 3 ou mais alpinistas, técnicas de segurança, progressão em neveiros, glaciares e regiões com gretas, progressão em terrenos com alto grau de risco, técnicas de transposição de gretas, técnicas de escalada e de descida em paredes, etc.

• Técnicas de Ancoragens: realização de ancoragens equalizadas duplas e triplas, técnica do cogumelo, técnica Abalakov, uso de estacas de neve, uso de parafusos de gelo, uso de dead man, técnica de moldagem do gelo, ancoragens com piquetas, mochilas e pás de neve, etc.

• Noções básicas sobre avalanches: como se formam os diversos tipos de neve e gelo, como reconhecer paredes propensas a avalanches e como evitá-las, fatores causadores de avalanches, emprego da técnica de corte de terreno p/ avaliação de placas de gelo e camadas de neve, busca com o uso de sonda de neve, etc.

• Planejamento do dia de cume: alimentação e vestimentas corretas durante a jornada, preparação de equipamentos, escolha de rotas/vias de ascensão e progressão, gerenciamento do tempo e condições climáticas, etc.

• Técnicas de vivência e sobrevivência no gelo: escolha do local, montagem, manutenção e segurança de acampamentos, execução de abrigos de emergência (covas, cavernas, levantamento de paredes com blocos de gelo), técnica de auto recuperação em caso de quedas, técnicas de resgate em gretas, etc.

• Gerenciamento de riscos: prevenção contra hipotermia, congelamentos, edemas diversos (facial -pulmonar – cerebral), fadiga extrema, mal agudo de montanha, desidratação, desorientação em caso de nevoeiros, condições climáticas ruins, progressão em cornijas, canaletas e paredes escarpadas, etc. 603558_2320658832634_1699755207_n  Palestra de Apresentação: Dia 5 de Abril 2017

Curso de Escalada em Gelo