ESCALADA NO TOTEM DO PÃO DE AÇÚCAR

A cidade do Rio de Janeiro, por sua geografia peculiar, tem vários locais para escalada em rocha no perímetro urbano.
O Pão de Açúcar é um dos pontos turísticos mais conhecido mundialmente e também ótimo pico para os alpinistas. A primeira via tradicional naquela pedra foi conquistada na década de 1940.

No início de outubro, o sócio do CAP Roberto Vilela, sua esposa Cynthia Ito e dois amigos do Rio, escalaram uma combinação de vias no Totem do Pão de Açúcar, trecho da face sul da pedra.

Ele escreveu para o blog o relato daquela manhã:  

Por Roberto Vilela

Nossos amigos Lucas Possi e Regi Honorato aqui do Rio, nos convidaram para acompanhá-los em uma escalada de aventura no Totem do Pão de Açúcar, com suas míticas vias.

A proposta era repetir uma combinação de vias que o Lucas já fizera anteriormente com o Fernando  Abdalla. Basicamente, ela envolve escalar partes das vias Lagartão e Limiar da Loucura.

Continue lendo “ESCALADA NO TOTEM DO PÃO DE AÇÚCAR”

Grupo de sócios do CAP segue se preparando para a expedição ao Tupungato, em janeiro de 2020.

Relato da Segunda Saída Oficial de Treinamento para o Cerro Tupungato – Pedra da Mina via Paiolinho

Por: Thiago Bim Char e Carlos Augusto Biehl

Tarde do dia 27 de setembro de 2019, ansiedade na veia em mais uma sexta-feira feliz, dia de ir para montanha novamente, fazer a segunda saída oficial de treinamento para o cerro Tupungato 2020. Devido a compromissos individuais o grupo conseguiu partir somente às 21:40, o que acabou nos poupando do caótico trânsito paulistano.

Depois de passar em um drive-thru para comprar alguns hamburgueres rumamos nós, Thiago e Carlos, com o Thiago Caetano e o Caio para a simpática cidade mineira de Passa Quatro. Após três horas de viagem sem paradas, já nos encontrávamos no destino do dia: a aconchegante pousada da Marisol, o Refúgio Rosental.

Sem titubear, nós iríamos direto para a cama, com a expectativa do próximo dia. Foi quanto soubemos pela Marisol que havia outro grupo ali que também iria para a Pedra da Mina: o grupo contava com um montanhista muuuuito experiente. Quem seria??

Continue lendo “Grupo de sócios do CAP segue se preparando para a expedição ao Tupungato, em janeiro de 2020.”

Grupo de sócios do CAP se prepara para expedição ao Tupungato, em janeiro de 2020.

Relato Primeira Saída Oficial de Treinamento para o Cerro Tupungato

Por Thiago Bim Char

Finalmente, tarde do dia 30 de agosto 2019, sexta-feira feliz, dia de ir para montanha, fazer a primeira saída oficial de treinamento para o cerro Tupungato 2020 – bom, a montanha de destino viria a ser confirmado duas semanas mais tarde. Depois da difícil e longa hora e meia para sair da selva de pedra paulistana rumamos eu, Carlos, Jessica e César para o Vale do Paraíba pela via Dutra e em mais hora e meia já nos encontrávamos na bucólica cidade de Piquete aos pés da Mantiqueira. Passados mais 30 minutos chegávamos ao nosso destino do dia, Abrigo do Seu Dito na base do Marins, como chegamos tarde, 00:30, fomos direto para cama sem muita conversa.

Continue lendo “Grupo de sócios do CAP se prepara para expedição ao Tupungato, em janeiro de 2020.”

A Escola de Guias celebra o encerramento da temporada 2018 em um jantar exclusivo no Die Meister Stube

Por Daniel Zacharias

O encerramento da temporada de 2018 da EGCAP ocorreu em grande estilo com um jantar exclusivo no  Die Meister Stube, com um cardápio alemão preparado especialmente para esse dia para a comemoração dos guias, instrutores e alunos do clube.

Continue lendo “A Escola de Guias celebra o encerramento da temporada 2018 em um jantar exclusivo no Die Meister Stube”

A Escola de Guias do CAP terá novos cursos a partir de 2019

Por Escola de Guias

A Escola de Guias do Clube Alpino Paulista aumeta a sua oferta de cursos para o ano de 2019. Além dos já tradicionais cursos básicos de montanhismo, autorresgate e meteorologia, os cursos iniciados em 2018 terão seus conteúdos ampliados e novos cursos serão iniciados.  Confira abaixo os novos cursos e os novos logos para 2019!

Continue lendo “A Escola de Guias do CAP terá novos cursos a partir de 2019”

O Clube Alpino Paulista apresenta sua nova identidade visual para o ciclo de comemorações de seus 60 anos de fundação

Por Escola de Guias

Em 26/06/2019 o Clube Alpino Paulista completará 60 anos, mas as comemorações já começaram!!!

Na reunião da EGCAP (Escola de Guias do Clube Alpino Paulista) do dia 10/10/2018 foi apresentado para nos membros a nova identidade visual do Clube Alpino Paulista, dando início ao ciclo de comemoração de seus 60 anos, junto com a nova imagem dos cursos que serão oferecidos pela escola durante o ano de 2019.

Continue lendo “O Clube Alpino Paulista apresenta sua nova identidade visual para o ciclo de comemorações de seus 60 anos de fundação”

Luiz Eduardo Consiglio recebe o agradecimento da EGCAP por sua notável dedicação ao ensino do Montanhismo

Por Daniel Zacharias

A Escola de Guias do Clube Alpino Paulista, em cerimônia na sede do CAP, nesta última quarta-feira (24/10/2018) entregou o agradecimento especial por notável dedicação ao ensino para o Guia Luiz Eduardo Consiglio, em reconhecimento aos seus mais de trinta anos de atuação nos cursos do Clube Alpino Paulista (CAP) e treinamentos pré-antárticos (TPA).

Continue lendo “Luiz Eduardo Consiglio recebe o agradecimento da EGCAP por sua notável dedicação ao ensino do Montanhismo”

The CBMemes…

Por Neticia Regi Silva Benassi

No dia 16/05/18 participamos da nossa “loteria”…. Somente os que estavam como os 12 primeiros tinham seus lugare  s garantidos, a partir do 13 era apenas expectativa, e a cada nome chamado, quando era seguido por o silêncio, significava que a pessoa estava ausente e batia aquela alegria, pois significava esperança para conseguir uma vaga.

Continue lendo “The CBMemes…”

Renato Marangoni recebe o agradecimento da EGCAP por sua notável dedicação ao ensino do Montanhismo

Por Daniel Zacharias

A Escola de Guias do Clube Alpino Paulista, em cerimônia durante o jantar de formatura das turmas do CBM, nesta última quarta-feira (22/08/2018) entregou o agradecimento especial por notável dedicação ao ensino para o Aspirante-Guia Renato Marangoni, em reconhecimento ao seu empenho durante a coordenação do programa de saídas monitoradas da Escola de Guias do Clube Alpino Paulista.

Continue lendo “Renato Marangoni recebe o agradecimento da EGCAP por sua notável dedicação ao ensino do Montanhismo”

Orgulhosamente feito com WordPress | Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑