C A P
NOSSA HISTÓRIA
Fundado em 26 de junho de 1959, como entidade sem fins lucrativos, por iniciativa de Domingos Giobbi, com o propósito de reunir um grupo de amantes da natureza e das atividades de montanha. Ao longo de sua história, vem progressivamente expandindo suas atividades e difundindo a prática do montanhismo, antes pouco conhecida.
O CLUBE ALPINO PAULISTA – CAP tem dois objetivos centrais: a formação de novos montanhistas e a conquista de montanhas com abertura de novas vias e trilhas.
O CAP tem entre seus associados, importantes nomes na história do montanhismo, como Adalbert Kolpatzck, Galba Athaide, Peter Slavec, Peter Barry, Max Haim, Michel Bogdanovich, Paulo e Helena Coelho, entre muitos outros.
Ministra anualmente vários cursos, entre eles os cursos Básico de Montanhismo, Auto-resgate, Orientação e Navegação, Meteorologia e Primeiros Socorros para montanhistas, Escalada em Gelo e Neve…
Orgulha-se por ter sido responsável pela criação da primeira Escola de Guias do Brasil que inclui atividade em alta montanha, além da exploração de cavernas. Em sua história, ao longo dos anos 60 e 70, foi responsável pelo mapeamento de diversas regiões da América do Sul, par atividades de montanha.
Na Espeleologia foi protagonista de diversas expedições exploratórias. Participou da fundação da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE, em 1969, iniciativa de nosso associado Michel Le Bret, junto com outros, como Peter Slavec. O CAP ainda foi precursor no Brasil das atividades de espeleomergulho (cave diving), com o primeiro mergulho em cavernas, realizado em 1961, em Furnas no Paraná, conduzido por Michel Le Bret e Peter Slavec.